Foi no dia 6 de Fevereiro, que os alunos da secção de Astronomia do Núcleo de física do Instituto Superior Técnico (NFIST) se deslocaram para Moimenta da Beira para dinamizar algumas atividades com a escola e fazer observações noturnas do céu de Moimenta. O local é já conhecido por inúmeros astrónomos e é onde se realiza a maior concentração de telescópios do país de dois em dois anos. A próxima grande concentração acontecerá em 2020.

Com o apoio do município e do clube de ciências da escola secundária de Moimenta da Beira, o grupo ficou alojado na Residencial Pico do Meio Dia tendo assim a possibilidade a aproveitar ao máximo, tudo o que de bom há pelas terras do Demo.

Logo no primeiro dia da sua estadia, realizaram uma observação perto da Albufeira da Barragem do Vilar. O céu limpo e a baixa poluição luminosa permitiram, ao longo dos dias, a realização de observações sob um céu cada vez mais estrelado.

Visitaram ainda a Escola Secundária da Vila permitindo aos jovens do 12º ano, descobrir mais sobre o que é estudar no Instituto Superior Técnico e no curso de MEFT em particular, numa conversa aberta e num ambiente descontraído. No âmbito da mesma actividade, foram recebidos nos paços do concelho pelo Presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, onde se trocaram algumas ofertas e palavras sobre a importância de apoiar este tipo de actividades e das particularidades de Moimenta da Beira para a realização das mesmas.

Passando ainda pelo centro histórico da vila, pela biblioteca e visitando alguns dos planetas do sistema à escala do munícipio, aproveitaram plenamente tudo o que Moimenta tem para oferecer: desde a excelente gastronomia, à simpatia dos habitantes até ao céu de enormíssima qualidade.