26 de Janeiro - Eclipse do Sol / Início do ano chinês

 

O dia 26 de Janeiro será o primeiro do novo ano do búfalo segundo o calendário chinês. Para além deste facto ocorre também um eclipse anular do Sol, apenas visível nalgumas regiões do hemisfério sul, podem observar o percurso da sombra do eclipse na seguinte animação:

23 de Janeiro - Lua no apogeu

 

Neste dia a Lua estará o mais afastada da Terra possível - 406,7 10³km - encontra-se no apogeu.

2009 assinala precisamente um dos marcos da astronomia moderna, a enunciação das leis de Kepler. Precisamente nessas leis Kepler afirma que os astros descreverem órbitas elípticas, em torno de um outro astro, localizado num dos focos da elipse. Deste modo o astro orbitante ocupa pontos mais próximos ou afastados do astro central no decurso da sua orbita. O apogeu é precisamente o ponto da órbita de um satélite mais afastado do astro em torno do qual ele orbita.

21 de Janeiro - Ocultação de Antares pela Lua

 

A estrela mais brilhante da constelação de escorpião, Antares, será ocultada pela Lua.

15 de Janeiro - Saturno a 6º da Lua

 

Saturno irá encontrar-se a uma pequena distância angular da Lua.

14 de Janeiro - Máxima elongação Este de Vénus

 

A elongação máxima de um planeta é a posição aparente mais afastada do Sol observada a partir da Terra.

Para o caso de Vénus essa posição é de 47,10º de afastamento angular em relação ao Sol.

13 de Janeiro 1610 - Galileu descobre Ganimedes

 

A 13 de Janeiro de 1610 Galileu Galilei, no decurso das suas observações astronómicas através de telescópio, descobriu o quarto de um conjunto de objectos que se viria a comprovar serem satélites de Júpiter (conhecidos ainda hoje por satélites galileanos).

Posteriormente tais satélites foram baptizados com os nomes de: Io; Europa; Calisto e por último Ganimedes. Todos eles em alusão a amantes de Júpiter segundo a mitologia greco-latina.

Nesta imagem podem observar as posições relativas de Júpiter e dos satélites galileanos a 13 de Janeiro de 1610, observados em Pádua por voltas das 21h (Ganimedes marcado a vermelho).

Lista dos próximos acontecimentos astronómicos

 

Copyright © 2007 NFIST, Todos os direitos reservados.

[XHTML 1.0] [CSS]